terça-feira, 24 de abril de 2012

a derrota do futebol

Não sou adepto do Barcelona. aliás, quando era mais novo era o Real que me enchia as medidas em termos de simpatias. Sim, sou benfiquista mas tenho alguns clubes com os quais simpatizo bastante. A Juventus de Turim, o Everton e o Real.

Porém, o tempo (e a idade) permite-me que, independentemente das minhas preferências, acabe por dar mérito e apreciar certos clubes e seleções em determinadas épocas.

É o caso da frança de zidane (já bem após o euro 2000, no mundial de 2006 disfrutei da qualidade daquela equipa), embora não simpatize minimamente com essa seleção e torça para que percam, da Holanda de Van basten e companhia (até porque era fã daquela equipa da URSS), e, entre outros exemplos, deste barcelona (com a agravante que torço para que eles ganhem, pois não me canso de os ver jogar).

É provavel que, após esta geração, o Barcelona volte a ser um clube Vulgar para mim. Mas agora não é.
Neste momento, sou um fã do seu futebol e da tendencia vertiginosa que o conceito que a equipa de guardiola desenvolveu e personifica tem para se propulsionar em direção aos cumes  da perfeição. É utópico ambicionar a perfeição? sim. mas o que seriam os nossos sonhos, quais serias as nossas futuras realizações, enquanto indivíduose espécie, sem a utopia, sem o desejo que temos por nos realizarmos, ultrapassando-nos?

Bem, a este assunto voltarei mais tarde, agora quero tecer e partilhar convosco alguns comentários em relação à eliminatória da LC de hoje:


Luis Freitas Lobo:

Freitas Lobo chegava ao cúmulo de se desfazer em elogios (já vi orgasmos mais contidos) ao chelsea de cada vez que, já na segunda parte ,os londrinos ganhavam um lançamento lateral na defesa ou que o drogba tocava na bola (nem que fosse numa mera disputa de bola de cabeça na linha do meio campo após um alívio do chelsea).

Os Madrilenos
Não me tinha apercebido de quantos tugas andavam aí a rezar por um falhanço do barça. hoje vi o jogo no café e era só pessoal ferrenho do "real". 

A estética, a perfeição e o barcelona

O regozijo de alguns (que não madrilenos ou os adversários diretos)com a derrota do barça diz muito do indivíduo, da cultura, dum país, da civilização (não falo de portugal em particular). A maior parte de nós luta em defesa duma bandeira, não de um ideal ou de valores. São soldados.Um iraniano islâmico defende a bandeira dele, o americano idem, mas não se travam de razões. Lutam por algo tão vago como a bandeira, que não lhes diz, na realidade, nada, é implantado. também tenho esse defeito, quero sempre que ganhe o Benfica, Portugal, independetemente do que representam no momento em que se degladiam com oponentes, o que defendem. 

Já a estética ou a perfeição (ainda que como ideia), aplicadas ao sentido de beleza, às estruturas sociais ideiais, à mecânica do universo, são inatas ao homem. dizem respeito a todos: maravilharmo-nos com as marés, com um por do sol ou com uma equação perfeita.
Os que lutam por ideias e valores apreciam o barcelona, como apreciaram a laranja mecânica de cruyff e, mais tarde, do trio do milan.
Sou benfiquista mas gosto de ver o barcelona jogar.



8 comentários:

  1. Partilho todas as linhas que escreves.

    Mais injustiça é impossível.

    2 remates 2 golos.

    Atenção que o Chelsea teve a sorte nos 2 jogos, se amanha, como eu espero os presunçosos perderem o Chelsea será campeão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. verdade Benfica até debaixo d'Agua.
      PS: já estou a seguir o teu blogue. segue o meu, subscreve.

      abraço

      Eliminar
  2. Amigo AbraXas, conheço muita gente como tu que torce pelo Barça. Eu não e explico porquê.
    1º, não sou apreciador daquele tipo de futebol que às vezes roça os limites do anti-jogo.
    Se reparares, na maioria das modalidades existem regras que obrigam que a equipa remate à baliza (andebol, hóquei) ou atire ao cesto (basquetebol).
    Acho mesmo que aquele tipo de futebol só tem vingado porque têm Messi.
    2º, o Barça representa uma região, e os seus adeptos têm comportamentos à la corruptos!

    Sou mais adepto dum futebol directo, tipo rolo compressor!
    Mas atenção, condeno em absoluto o tipo de jogo que o Chelsea fez, aliás como já tinha acontecido contra o Benfica, embora de modo menos evidente porque não temos os jogadores que o Barça tem.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. opiniões sustentadas não são censuráveis caro Manuel. Nesse aspetcto, não tenho nada a apontar À tua opinião e escolha :

      abraço

      Eliminar
  3. Obrigado meu caro.
    Eu também! só que sem o "mas"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. era desnecessário, o mas :) não há oposição nenhuma entre uma coisa e outra. mas (lá está outra vez) benfiquista serei sempre, independentemente do estilo. gostar do futebol do barça probably not forever :)

      PS, subscreve o meu blogue

      Eliminar
  4. Caro Abraxas

    O teu blog já está adicionado na minha lista.

    Viva o BENFICA.

    ResponderEliminar