terça-feira, 4 de setembro de 2012

o plantel e o sistema base

tendo em conta as saídas e  entradas e os que ficam, e considerando em conta os dois figurinos táticos mais utilizados por jesus, eis como eu vejo os dois possíveis sistemas e respetivas opções.

opção A:
esta opção, pela racionalidade das escolhas equilibrio defensivo, meio campo forte e moralização do balneário, deve ser sempre o plano A. tem a desvantagem de deixar  o Rodrigo e Lima de fora (sendo que um deles será a terceira opção). Nota para o duplo PIVOT no meio campo (dois médios centro e não dois médios defensivos, em que no momento defensivo o Matic "cai" mais para um dos lados compensando as subidas do extremo e lateral desse lado, caindo o outro médio centro para o meio e baixando o médio ofensivo para a posição médio centro)



opção B
esta opção a meu ver deve ser sempre um recurso, para jogos mais fáceis em que se quer dar minutos a jogadores (avançados principalmente)


3 comentários:

  1. Vejo mais o Enzo Perez a dar o apoio central que o Gaitan, mas no fundo está de acordo com o que também pensei.

    ResponderEliminar
  2. Coloquei o gatain na escolha dois a médio centro por falta de opções, onde quer que coloque o gaitan ou o aimar nessa escolha terão sempre 3/4 escolhas para essa posição (seja no flanco ou no centro, já que se substitui o médio ofensivo pelo segundo ponta de lança). por isso é que não considero este esquema o mais apropriado, considerando o plantel actual.

    ResponderEliminar
  3. quero dar uma de treinador também! Já que todos os adeptos e sócios adoram fazer de treinadores e acharem que entendem da poda, eu digo já claramente: não percebo nada de tácticas, esquemas ou futebol. Mas na minha ignorância, e muito humildemente, digo qual seria a minha ideia para o Benfica neste momento e atendendo ao plantel actual e equipa B. Assim, apostaria num 4-2-3-1, sendo que os trincos seriam Matic e André Almeida, e à frente deles Sálvio na direita, Aimar/Bruno César no meio, mas com a intenção de descerem à zona defensiva para apoio aos trincos e organizar jogo e Enzo Perez/Gaitán na esquerda, com o objectivo de flanquear para o meio e abrir corredor para as subidas de Melgarejo! Na frente Cardozo!

    Conhecendo Jesus, sei que irá optar pelo 4-4-2 em forma de losango, com Matic a trinco, Sálvio como interior direito, Enzo Perez/Gaitán a interior esquerdo e Aimar/Bruno César a 10 e dois avançados: Rodrigo e Cardoso! Muito mais perigoso. A outra opção será a opção A do Autor, mas nem Carlos Martins é Witsel, nem sei se Bruno César tem rotinas de 8! Vamos ver...

    ResponderEliminar