quarta-feira, 15 de agosto de 2012

que o luisão seja severamente castigado

calma meus caros, calma...

Para mim, o que aconteceu com o luisão foi o resultado de uma atitude intempestiva que com um jogo a sério e um árbitro normal daria vermelho direto e 2 a 6 jogos de suspensão.

Não acredito que não haja castigo, pelo que, pelas razões que apresnetarei a seguir, defendo que seja duro e injusto para o clube e jogador. tal só beneficiará o Benfica.

Vejamos as duas hioótese mais básicas e consequencias;


1 - castigo leve(até dois meses ) - Os nossos adversários vão numa primeira fase falar do clube do
regime, de sermos protegidos, etc etc. quando chegar a hora da verdade nos campeonatos, e formos prejudicados ou eles beneficiados, a desculpa ilibatória do caso luisão tirará peso a qualquer argumentação na praça publica. Os nossos adversários e os seus defensores  farão discursos, farão análises e escreverão crónicas a dizer que nem assim ganhamos. No final da história, seremos roubados e seremos vistos como o ladrão que teve o que merecia, sem proveito do roubo e sem possibilidade em qualquer instância da discussão publica (seja no café, seja nos debates televisos) de nos vitimizarmos. o adversário sairá mais fraco, com discurso de justiceiro, de um david que mais uma vez derrotou um golias.
2 castigo pesado ( de 6 meses a 1 ano) -perante este cenário,  não acredito, que haja sequer uma fase nesta época em que tenham coragem para moldar resultados através de arbitragens e decisões disciplinares dúbias.
mais, dará uma união e uma voz única (passada a fase das acusações mútuas entre a direção e os pretendentes pelo o que aconteceu e pelo poder) ao universo benfiquista de dentro para fora. Uma força que não temos tido.

Mais, Contratava o Bruno Alves e andava aí meia aépoca a arrancar cabeças a adversários a ver se alguém levantaria a voz contra o rapaz de coro. para aí sim, com retórica venenosa denunciar os que o sempre defenderam (imprensa e comentadores, principalmente), mostrando as reações a antes e a depois, todas as semanas, em crónicas e debates.

2 comentários:

  1. Duas notas: o Brno Alves no Benfica só arrancava a primeira cabeça e ficava logo de fora uns três jogos. Os mesmos que antes falavam da sua tenacidade e entrega ao jogo, quando lesionava jogadores colegas, seriam os primeiros a defender que a brutalidade de Bruno Alves podia por em causa a saúde dos colegas e que tinha de moderar os seus comportamentos.

    Dito isto, troquemos a camisola do LUisão de encarnado para verde ou azul e branco, e teríamos os mesmos analistas, rádios, jornais e televisões, a defender o jogador e a empolar a queda do árbitro.

    O árbitro para poder provar que foi agredido, uma vez que as imagens apenas mostram um empurrão, lance semelhante ao de ontem entre Busquets e o árbitro do Porto Rico-Espanha ao mn 71, levando um cartão amarelo, esse árbitro digo eu, terá de apresentar um Relatório Médico que comprove as mazelas que sofreu.

    Se o CD da FPF vai pegar no caso, espero que tenha o mesmo critério quando obrigou o João Pinto a deslocar-se às instalações da Liga no Porto, para que este mostrasse os queixos partidos, na sequência da cotovelada de Paulinho Santos, na tal partida em que 2 câmaras da TVI (na altura não controladas, hoje já estão) filmaram aquilo que as outras 12 da RTP não conseguiram filmar (como aliás ainda hoje só vêm erros dos árbitros a beneficiar o Benfica, os muito mais que beneficiam o FCP não vêm, ou não mostram, como é óbvio).

    Para os mais curiosos, o lance do Busquetes é assim. O árbitro vai à sua frente, ele bruscamente puxa-lhe o braço/ombro com bastante força porque o obriga a rodar para trás, o árbitro fica atónito a olhar para ele e de imediato mostra-lhe o cartão amarelo. Se fosse um"actor" poderia ter aproveitado a rotação para se desequilibrar e deixar cair, justificando assim um cartão vermelho. MAs em Porto Rico há árbitros sérios.

    ResponderEliminar
  2. Eagle, tens toda a razão e os casos e analogias que evocas são excelentes. Mas não temos pessoas na comunicação social com a desenvoltura e a preparação que tu apresentas aqui. serão chacinados publicamente, restando à grande massa de benfiquistas depois um silêncio envergonhado quando o caso for evocado (no caso de não haver castigo ou ser "brando")

    mas eu queria mesmo que pensasses maquiavélicamente, com o castigo ao vieira e agora ao luisão, estavam criadas as condições para haver uma onda de indignação benfiquista.

    acho que prefiro acender o rastilho da guerra agora do que andar a levar nos cornos e ser enrabadado em lume brando pelos corruptos como o fomos nas duas últimas épocas.

    por vezes beneficia mais a causa ações e acontecimentos que a contrariem do que cedências no sentido da causa. se o rei francês tivesse cedido em alguns pontos a revolução francesa não se teria dado com a decapitação (do rei e do regime).

    por outro lado se agora cederem com o luisão vamos ficar a dever "favores".

    sóq uis colocar a discussão numa perspetiva mais holística e tirar a questão da agressão/fingimento do árbitro. porque aí não tenho dúvidas que o luisão exagerou mas que o árbitro fez d uma chuva morna (uma amarelo/vernmelho forçado) uma tempestade apocaliptica.

    ResponderEliminar